22 de novembro de 2005

Feminina com condições




De todas as vezes que me orgulho de ser mulher, sinto que o tenho que fazer de forma comedida. Sei que ainda sou uma espécie de ameaça para muitos homens, (apenas para aqueles que ainda não perceberam que há lugar para todos) por ter as minha próprias ideias e convicções, por me afirmar diariamente como um ser autónomo, com capacidades e limitacões como qualquer outro indíviduo. Não sinto propriamente necessidade de "gritá-lo aos quatro ventos", mas sei que todos os dias tenho que dar provas por merecer o "investimento" que é feito em mim. O investimento social, pelo qual não lutei para conseguir, mas que defendo para que se mantenha, e que evolua. Quero continuar a ser MULHER sem condicionalismos, com o direito a poder ser EU a optar o que é melhor para mim, a fazer as minhas proprias escolhas. Quero ter o marido que eu amar e com ele construir uma familia e não, ser "vendida" a alguém que me irá apenas usar como "galinha chocadeira".Sei que tenho o previlégio de ser FEMININA sem condições!!!
Sou mulher e pronto!

36 comentários:

Catarina disse...

E és liiiiiinnnnda!!!

Anónimo disse...

não duvido que tenhas que provar diariamente "o investimento", mas dá lá um exemplo para um animal da "outra" espécie perceber... convivo/ trabalho diariamente com mulheres e não vejo que seja uma perseguição assim são intensa. discriminção há, tudo bem, concordo...mas tb vejo muita mania da perseguição... e muitas das vezes a hostilidade vem de elementos da "própria equipa"...

Catarina disse...

Também temos o machismo subtil...Oh Liliana, qual é o termo técnico para esta atitude?? AAAAAh espera aí...Não é machismo, é racismo, ahm?!

Anónimo disse...

sim Liliana, estamos todos à espera de uma resposta como deve ser...ja que a Catarina não conseguiu responder.... :o) ...machismo subtil...liiiiindo, afinal isto sempre é um blog feminista...

Patricia disse...

Não, não é de todo um blog feminista... para que saibas!
O que é certo é que há muitos homems que não admitem ser mandados por mulheres, serem ultrapassados na auto-estrada.... e tantas outras coisas! Todos temos direito a um lugar ao sol!
Não queremos passar aqui no blog a ideia que somos umas coitadinhas, até porque estamos longe dessa posição!!
O problema está em algumas pessoas, e quando digo pessoas serão masculino ou feminino, que continuam a menospresar outras!! Basta chegou a hora de dar o murro na mesa e acabar com os preconceitos!

Anónimo disse...

Catarina, eu fiz uma pergunta à Rosa só isso...para ser insultado vou jogar à bola com o pessoal da minha praceta...pelo menos os insultos são à macho! :oD

... disse...

Oh rocketeer! Pois o menino tem toda a razão! Vá lá jogar à bola! E não se esqueça de cuspir no chão, coçar nos tintins e dizer palavrões! É de macho e, como diz um amigo meu, é de valor!

... disse...

Mais, em termos psicológicos (sim porque eu e a Catarina somos psis, há que sublinhar para impôr algum respeito!) todo e qualquer preconceito apresenta-se sob duas formas:a flagrante e a subtil! Acredito que há o machismo assumido e flagrante ao que eu, confesso-vos, não consigo deixar de achar um certo interesse e uma certa piada! No entanto, irrita-me profundamente, o machismo subtil daqueles que afirmando não o ser têm atitudes que provam exactamente o oposto! Quem diz machismo diz feminismo, que isto do preconceito é igual para ambos os sexos, ou melhor, géneros!
E, pronto, tenho dito! E não me puxem pela língua nem pelo dedo, caso contrário, vão obrigar-me a escrever um texto à seria...

Catarina disse...

Lá está...interpretações erradas de conceitos teóricos!

Anónimo disse...

ah...ok. obrigado.

Anónimo disse...

Os comentários são feitos com base na minha vivência, pelo que podem divergir das de outros seres vivos.

"..uma espécie de ameaça para muitos homens..." - o dia-a-dia está cheio de ameaças para homens, mulheres, crianças e animais. Na realidade a distinção não é feita por seres mulher, mas sim apenas por SERES e existires numa sociedade (da dimensão do mundo, ou do escritório da empresa).

"..um ser autónomo, com capacidades e limitacões como qualquer outro indíviduo..." - não existem seres humanos autónomos.

"...gritá-lo aos quatro ventos..." - devias experimentar, pois sabe muito bem... no carro, na praia, no duche (aqui sem vento mas com chuva)!!!

"... todos os dias tenho que dar provas por merecer o "investimento" que é feito em mim..." - não temos todos. Chama-se a isso concorrencia e sobrevivencia.

"...Quero continuar a ser MULHER sem condicionalismos, com o direito a poder ser EU a optar o que é melhor para mim, a fazer as minhas proprias escolhas..." - opção acertada, pois ser homem é muito complicado, estamos muito condicionados pela sociedade, custa-nos muito escolher e também dar a outra face.

"...Quero ter o marido que eu amar e com ele construir uma familia e não, ser "vendida" a alguém que me irá apenas usar como "galinha chocadeira...". - Escolhe um SER (não autónomo) que se ajuste ao teu conceito de amor/parceiro/familia e estás pronta para viver em sociedade. Receio interessante esse da galinha chocadeira!! Julgo que te estás a referir a uma realidade distinta da nossa.

"...Sei que tenho o previlégio de ser FEMININA sem condições!!!
Sou mulher e pronto!..." - que deves exprimir gritando aos quatro ventos!!!!

Anónimo disse...

Oh Liliana! Isso é que é só garganta...
cadê o comentário à séria?! We'are waitting for...

Anónimo disse...

Posta! Posta! Posta!
Tira! Tira! Tira! (ups!)

... disse...

Olha que eu posto... Depois não te queixes!!!!

Rosa disse...

Rocketeer, para que saibas ainda vivemos numa sociedade maioritariamente machista, e isto não é da minha cabeça. Qualquer grande empresa neste país é gerida ou chefiada por um homem, normalmente as mulheres desempenham funções menores.
Quantas mulheres tens no parlamento??? E isto é só um exemplo...
Bjos e continua a aparecer

Anónimo disse...

...chiça, finalmente alguém responde...OBRIGADO.
eu concordo contigo na maior parte dos casos, não me interpretes mal, mas no caso de portugal parece-me que as mulheres portugueses tb não fazem muito para chegarem ao parlamento...nas ultimas autárquicas votei numa mulher para presidente de câmara...

Patricia disse...

Ah! Afinal quem está mal somos nós!!!
Nós é que não fazemos nada para que esta situação mude!!
Pois...pois!
Eu acho que no fundo os homens tem medo de dar uma opurtunidade ás mulheres, para não correrem o risco de perder!!!
Não será assim!!??
Ou estarei eu enganada?!?!

Anónimo disse...

Bem, este é sempre um tema polémico... Mas a verade é que o mundo ainda é composto por muito machismos e as mulheres continuam a ter de lutar 3 vezes mais que os homens para alcançar algo!!
Qual é a mulher que nunca se sentiu descriminada por ser exactamente isso- MULHER!!
Começa logo de pequenina: quando és pequena há sempre uma tia, avó, prima que tem a triste ideia de nos oferecer como prenda de natal um tachinho, uma mini-cozinha, uma tábua e um ferro,uma mini-máquina de costura ou tipico bébé chorão. (quem nunca teve uma destas coisas?)
Ora, qual a intenção? Mostrar logo que como somos meninas, temos que tomar gosto por aquela que vai ser, invariávelmente, uma das nossas condições - dona de casa!!
Depois, na adolescência: começar a sair à noite é uma luta!Os pais desculpam-se com: é perigoso, não conheço com quem vais, és muito nova ou então, fatidicamente - porque parece mal uma menina andar na rua à noite (nota mental: enquanto isso os rapazes lá do bairro já saiem à "anos luz")!!
Quando finalmente crescemos e pensamos: "OK! É desta que vou mudar a minha condição!", arranjas trabalho e tens que lutar 3 vezes mais só para mostrares que consegues ser gira e inteligente ao mesmo tempo!! Ou então, acabas mesmo por casar e ter de "brincar" mas agora a sério com tachos de verdade, crianças e marido para "laimentar" e tomar conta, roupa às "pilhas" para passar a ferro, etc., etc., etc.
Por isso meninos não falem do que não sabem!! Aposto em como quando eram miudos recebiam bolas de footebol e carros de corrida (carreiras promissoras), saiam à noite e ainda se gabavam aos pais da quantidade de raparigas que tinham e quando cresceram, continuam a chegar a casa e a perguntar "O que é o jantar?"!!
Meninas, Ser Mulher é muito LINDO!! Temos "corpos perfeitos" capazes de dar vida a outra vida; somo capazes de concliar trabalho, familia e lazer, sem nunca perder o sorriso da cara. Conseguimos mostrar o que valemos perante toda a gente que acredita que não somos capazes...
E se os homens não se apercebem disso, é por uma simples razão, só usam metade das capacidades cerebrais!!
Assim, em vez de os criticarmos, temos que os ajudar, porque se um dia descobrem que o mundo afinal é governado pelas mulheres que estão por detrás dos homens, ficam sem objectivos de vida e perdidos no seu próprio umbigo!!
Beijocas a todas!
P.S: Patricia... És grande!!! ;0)

Anónimo disse...

...olha mais uma. esse discurso é vos incutido onde? na catequese?mas quem é que quer "o poder" (what ever the fuck that is)? medo de perder o quê? "Conseguimos mostrar o que valemos perante toda a gente que acredita que não somos capazes..." parafraseando um amigo que já aqui teve anteriormente: "- não temos todos. Chama-se a isso concorrencia e sobrevivencia."
mas quem é que vos está a agredir para estarem sempre a insultar o próximo?
"E se os homens não se apercebem disso, é por uma simples razão, só usam metade das capacidades cerebrais!!"...sem comentários.
se não precisam dos homens para nada por que é que não se unem contra a malvadez do bicho mau que é o homem? tenham paciência...mexe-te e faz alguma coisa por isso. escrever esse tipo de merdas não te ajuda, mesmo que penses que te alivia.

Anónimo disse...

Penso que as mulheres não assimilaram totalmente a ideia que são diferentes dos homens - e essa diferença complementa (e infelizmente permite) a sobrevivencia da especie humana - nem a ideia de serem tao capazes como...

A sociedade está a mudar rápidamente. Eu tive uma educação liberal e a forma como encaro a mulher em pontos tão distintos, como por exemplo, a sexualidade e a competencia profissional, é o reflexo disso... mas não sei se sou ou não machista!!! Sei que estou confortavel com o que sou e as pessoas que me rodeiam também - mas disponivel para mudar!!!

Acho que ja não se dão muitas cozinhas às miudas... cada vez é mais dificil uma mulher que cozinhe! O que (como na maioria dos casos) tem um lado positivo: promove a igualdade no casal (na cozinha ou no passar fome). Aí e na cama notamos que as mulheres e homens estão cada vez mais próximos!!!

Mais mulheres na politica!!! Espero bem que não... senão "aquilo" ainda se podia tornar numa coisa séria!!!

!!!E mais não digo!!!

Patricia disse...

FDCircus... para ti!
ainda tens dividas do teu machismo!
com estas palavras "e essa diferença complementa (e infelizmente permite) a sobrevivencia da especie humana "... infelizmente??!!??
Sentirias-te tu capaz de parir uma cria? Fica a duvida no ar!
Para que saibas está já provado cientificamente que os machos, possivelmente como tu, não aguentariam as dores de um parto!
Para ti deve ser mais... viva à liberdade sexual, e as mulher que se desinibam!!!

Anónimo disse...

...o que está cientificamente provado é que dores não são uma grandeza mensurável e dependem do estado de cada um. a dor que tu sentes como insuportável o proximo pode nem achar nada de especial...mas parece que mijar as pedras dos rins é o equivalente. confirmado sabe deus por quem não é, vocês não as mijam...

Patricia disse...

Pois querido... falas de cor, efectivamente! o mundo par ti é pouco mais que o teu umbigo...
Já pari um filho, já tive colicas renais, e mijei predras.... como tu fazes questão de comparar!!!
Mas quem poderá comparar dores, não é? não é propriamente mesuravel!!!

Anónimo disse...

...eh lá, temos fenómeno: tu és menina, já pariste, e tens pilinha. espectáculo. boa sorte pró blog ppl.

Anónimo disse...

Patricia,

Quando me refiro a "... essa diferença complementa (e infelizmente permite) a sobrevivencia da especie humana ...". Estou apenas a exprimir a infelicidade fatal para o mundo de os seres humanos se poderem reproduzir... apenas isso!
Pretendo aproveitar na plenitude essa fatalidade e ter filhos. Procurando sempre que a minha decisão tenha as consequências menos gravosas possiveis.
Quanto à dor... não tenho dúvidas da sua intensidade, mas passaria por ela e muito mais, para não ser "diferente"!!!
Quanto a não considerares a liberdade sexual (um dos pontos) importante...isso já é um problema teu!!!

... disse...

Basta!
Vou postar a sério!
Me aguardeeeeeeeemmmmmmmmmm!

Rosa disse...

É óbvio que os homens se sentem ameaçados pelas mulheres, senão não se dariam ao trabalho de as considerar seres iguais!!! Na maioria dos casos, queles que dizem tratar as mulheres de iagual modo, são aqueles que há primeira oportunidade faz acentuar todas as diferenças possiveis e imaginárias.
Mulheres no governo... SIM.
Talvez seja a unica forma de um governi mais justo e coerente.

Rosa disse...

Ambler então???? Pensei que sabias que não é preciso pilinha para mijar pedras...!!! Tam~bém dá para fazer-lo com o pipi!!!

Anónimo disse...

Sra. Dona Rosa... muito formal? Vou tomar a liberdade de te tratar apenas por Rosa.

Apenas por Rosa, não tínhamos já encerrado este capítulo?

Até parece que estás um pouco nervosa (a julgar pelo número de erros ortográficos)... e não há pior do que uma mulher à beira de um ataque de nervos!!!

Rosa disse...

Vamos lá ver se a malta se entende...
As meninas não têm medo dos meninos! Os meninos é que têm medo das meninas!
Os meninos não são melhores que as meninas, as meninas, a bem ver, deixam os meninos achar que são melhores... senão a tradição deixa de ser o que era. O que se fazia então com mais de 2000 anos de História? Gosto da expressão: Por traz de um homem está sempre uma GRANDE MULHER!!! Os homens mandam no mundo, tudo bem... as mulheres mandam nos homens!! ;)
E está pra nascer o homem que venha desmentir isso!

Rosa disse...

Nada disso, e devo concordar contigo, que uma mulher estérica é pior que um homem bêbado!!!
Apenas os dedos um bocadinho enferrujados!!!

Anónimo disse...

Apenas por Rosa,

Essa expressão (popular) tem de ser vista no contexto em que foi elaborada... nos tempos antigos uma mulher só era mulher se fosse GRANDE (vulgo, forte e de estrutura boa para trabalhar e parir) - felizmente o conceito de beleza feminina mudou um pouco!!

Por outro lado a frase deve ser lida de acordo com as suas origens latinas em que trás significa «além de». Logo temos: "Para além de um grande homem existe uma grande mulher". O que signfica que quando temos um grande homem este deveria ser acompanhado de uma grande mulher... do estilo, não podem ir os dois de elevador senão dispara o alarme!!!

Nota: toda a gente sabe que os homens não ficam bêbados, apenas desinibidos para voltarem a ser crianças (mas agora com mais força e recursos)!!!

Rosa disse...

Tcharammmm!!!!
Os homens nunca dão a parte fraca!!!
Muito bonito.
Para ti a vénia. És mais um...

Anónimo disse...

concordo que raramente os homens dão parte fraca... porque motivo seria eu diferente!!! Está-nos nos genes!

Devemos estar agradecidos pelo facto dos nossos genes terem evoluido do guerreiro e caçador para um ser mais sociável, como prova o século mais "humano" de todos - o século XX - com o número recorde de mortos por motivos de guerra,genocidio e fome. Cada vez mais assumimos a nossa condição de "humanos".

Catarina disse...

Muito bem apontado

Anónimo disse...

GANGA NOVELA!!!! Há os bons, os maus, os assim assim, hehehe.