21 de novembro de 2005

Condição feminina:

Devo começar por dizer que como mulher defendo como é óbvio os direitos de igualdade entre ambos os sexos, mas não sou uma feminista ferrenha.
É do conhecimento geral que durante muitas dezenas de anos a mulher foi considerada pela sociedade como uma cidadã de segunda. Rotulada de sexo fraco pela sua sensibilidade, durante muito tempo o seu papel foi mais pequeno que o do homem resumindo-se a ser mãe e boa dona de casa. Esta era a sua "profissão", injustamente não remunerada e por isso financeiramente dependente do marido. Com o decorrer dos anos algumas (embora poucas) liberdades começaram a ser dadas ás mulheres e o direito de voto sem restrições é uma delas. Em pleno século XXI e apesar de todos os esforços para a igualdade entre homens e mulheres e para que ambos gozem das mesmas oportunidades, direitos e dignidade, nós mulheres continuamos com salários mais baixos, aborto clandestino, despedimentos por gravidez e a "obrigação" das tarefas domésticas. E isto falando apenas no ocidente porque se caminharmos para outras culturas a situação é ainda mais grave. Devido a inumeras tradições sociais as mulheres continuam a ser oprimidas e tidas como cidadãs de segunda, proibidas de estudar, permanecem analfabetas até á idade adulta. Em consequência disso não trabalham, continuam a depender dos maridos e a pertencer a estes como se de objectos se tratassem. A mutilação feminina e os castigos em praça pública por crimes que nem podem ser considerados como tal são uma aberração.

7 comentários:

Patricia disse...

Sim Senhora D.Cláudia....!
Devo dizer que fiquei impressionada com o teu texto, parece artigo de revista!!! LOL

Catarina disse...

Actualizada! Sim Senhora!:)

Anónimo disse...

Amigas... ou bem que se faz ou bem que não se faz! :)) Esmerei-me hã?!

Anónimo disse...

Epá sempre a queixarem-se sempre a queixarem-se!!! Depois admiram-se que há violência doméstica! Há e com razão! C'um Catano...não há nada pior que um gajo chegar a casa e querer ver o seu benfica descansado no seu sofá...a comer tremoços ou amendoins e a beber a sua mine!!! e qunado nós lhes pedimos pra ir buscar mais uma cerveja! Tchiii...parece que tamos a pedir grande favor!! O jogo só vai em 5min...e já tão a dizer....quero ver a novela...sai daí....xega-te para lá...etc...etc...
E depois admiram-se que são vitimas d violência domestica!!! Elas é que provocam um homem e depois ainda se queixam!!! Isto realmente...:)

Obvimente que para quem ler isto, não me conhecendo pensa logo..."Epa este gajo é um machista de 1ª e tem uma mentalidade ultra retrogueda!!! Nada disso...tou apenas a brincar...e quem me conhece sabe disso! E como aqui toda a gente conehce...tou á vontade!!!:) Queriam comentários...não queriam?! Entao...ai estão eles! Depois das 5 magnificas lerem isto parece que quem vai ser vitima de violência não só doméstica mas também urbana...Sou Eu!:)
Bem vou ver a bola...e espero q qd chegar o sofa esteja livre...SENÃO!!!!!!:)

Anónimo disse...

SAVE THE CATS FROM THIS PEOPLE! CHAMEM A DEFESA DOS ANIMAIS!

Catarina disse...

Pois Filipe...Tu devias era ir postar no texto da Lilina ou da Patricia para ver se alivias um pouco a tensão por lá!!! Está a ser travada uma autêntica guerra dos sexos!!

Anónimo disse...

Pois é....acho q tens razão!isto está a ficar um pouco tenso demais num blog q é apenas suposto debater ideias livremente!!! Vou ter d actuar...vai ter d ser...!!!:) xau!