21 de novembro de 2005

A Condição Feminina by Catê

A condição feminina...Um tema que me incomoda e chega até mesmo a irritar!
Porque parece que ao acentuar a diferença entre homem e mulher estamos a facilitar a guerra dos sexos! Se calhar digo isto por não ter tido de travar a luta silenciosa e ingrata que as mulheres incansavelmente travaram durante tanto tempo...Apenas para conseguir um espaço que também é delas...naturalmente!
Essa luta continua...E na base de tantos preconceitos e descriminações encontramos invariavelmente a Sra. Religião e a Sra. Tradição. Ou dito de outra forma, temos as conclusões erradas produzidas pela ignorância do cidadão comum acerca da religião e suas tradições!
A mulher tal como o homem, é um ser humano...
Carregamos um peso que nos reduz a um apêndice do homem e que nos menospreza, fazendo desperdiçar potenciais contributos, valiosos para a evolução!
O homem por seu lado, carrega um peso, de sentido inverso: ele não pode falhar no seu papel de Hércules, não pode desiludir o mundo! Mas é sob a perspectiva de uma sociedade "masculina" que ainda vivemos! Deixo aqui 2 situações:
: Quando saio de casa, passo pelos vizinhos e seja
a q horas for vejo sempre uma rapariga dos seus 9 anos atarefada nos "seus" afazeres domésticos: lavar a roupa, a loiça, a casa, os irmãos...A mãe, quando acaba a venda no mercado, ou está a cozinhar ou está na varanda a contar "estórias" às amigas! O pai, ou está na conversa com os seus patricios ou está no ripanço!
: Ao contrário da rapariga de 9 anos que não teve ainda a oportunidade de estudar, eu formei-me e consegui "rapidamente" trabalho. Nas duas empresas, ocupei lugares de grande responsabilidade que me colocaram numa hierárquia superior aos demais. E por muito que tenha ignorado e que ainda ignore, é extremamente fácil perceber no olhar das pessoas o descrédito que me dão por ser mulher! Até as próprias mulheres...(obviamente que ser branca e mais nova, outros preconceitos, alimentam esse descrédito)!
Já temos meio caminho andado, cabe-nos a todos aproveitar as oportunidades e mostrar o que valemos enquanto HUMANOS!

7 comentários:

... disse...

Fogo, tenho orgulho em ser tua amiga!!!!

Catarina disse...

Tão kida :) E tu sem dúvidas nenhumas és uma referência para mim!

Patricia disse...

Muito perspicaz o teu texto Catarina!
Uma visão crua e dura, mas realista das coisas!!
BOA!

Anónimo disse...

Aplausos.O editor da "tua" revista não deve estar nada arrependido com a contratação. Bem vistas as coisas é na DIFERENÇA entre os sexos (não própriamente na desigualdade)que reside o encanto que os aproxima.Diferenças entre os sexos sempre irão existir, temos é que encontrar uma forma de as conjugar. Não sou defensora de posições maxistas(Credo,logo eu com o meu nariz ligeiramente empinado!), mas quero distância das Feministas radicais, que em muitos casos, têm apenas desgosto de não terem nascido homens...

Catarina disse...

Margarida!! :) E eu a pensar q me tinhas abandonado! ;) A tua opinião há-de ser sempre importante: admiro muito o teu bom senso e sensibilidade! Thanksssss

Patricia disse...

catê... a selva está aqui no blog!!!
aplica aqui alguma da tua possivel experiência para domar-mos estes animais ferozes!!

Catarina disse...

Vai ser complicadote! Este tema não me cativa particularmente e estes animais ferozes agarraram-se ao papel de predadores! Mas fica registado q nas Ilhas dos Bijagós na Guiné-Bissau têm uma sociedade MATRIARCAL! Interessante né?!