
30 de dezembro de 2006
29 de dezembro de 2006
27 de dezembro de 2006
A caminho de Varela - versão resumida
AVÔ...
22 de dezembro de 2006
Paiiiiiii Nataaaaaaaallllllllll....
...
...
...
Eu respondo: "Fui eu que o mandei raptar!!!!"
15 de dezembro de 2006
...DESENCONTRO...
12 de dezembro de 2006
##Escandalo## É a nossa Catarina
09/12 - A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) condenou hoje, de forma veemente, o espancamento, às mãos de militares da Armada, de que foi alvo no passado domingo a cidadã portuguesa Catarina Ribeiro.
Num comunicado de imprensa, a Liga considera que Catarina Ribeiro, uma jovem de 26 anos, foi alvo de um acto "vergonhoso, criminoso e cobarde" por parte e de militares da Armada guineense, "o que deve ser sancionado de acordo com a lei vigente no país".
A Liga encoraja a jovem portuguesa a apresentar uma queixa-crime contra os autores da agressão, já que foi vítima de ofensas corporais puníveis no ordenamento jurídico guineense.
De regresso a Bissau no domingo, vinda de Quinhamel, uma estância balne ar situada 40 quilómetros a noroeste da capital guineense, Catarina Ribeiro foi abordada por soldados da Marinha de Guerra que estavam, alegadamente, em missão de patrulhamento numa zona do mato.
Segundo Catarina Ribeiro, com medo, já que era a única ocupante da viatura, não obedeceu à ordem de paragem dada pelos soldados, alguns deles trajando à civil, tendo efectuado marcha-atrás até ao local de onde partira.
De novo em Quinhamel, os soldados agrediram-na com murros, pontapés e puxões no cabelo, actos acompanhados de insultos, contou a jovem portuguesa à agência Lusa.
Catarina Ribeiro já apresentou uma queixa na Polícia Judiciaria guineense e no Estado-Maior General da Armada (EMGA), tendo solicitado ainda o acompanhamento da Embaixada de Portugal, em Bissau .
No comunicado, a Liga pede a intervenção do Parlamento, no sentido de este órgão accionar os mecanismos previstos nas comissões especializadas para as áreas de Defesa e Segurança para que os culpados deste acto sejam responsabiliza dos.
Afirmando tratar-se de um "acto vândalo", que põe em causa o "bom-nome da instituição militar", a Liga exorta o EMGA a punir "severa e exemplarmente" o s agentes agressores.
Segundo a Liga, actos semelhantes ao de que Catarina Ribeiro foi vítima têm ocorrido de "forma frequente nos últimos tempos", sem que haja "medidas sancionatórias" aos prevaricadores.
A Liga considera ainda que a agressão da jovem portuguesa demonstra a " insensibilidade" dos agentes envolvidos no acto "em relação aos valores da dignidade, tolerância, diferença e paz".
A nova direcção da Liga, eleita há cerca de um mês e presidida pelo jurista Luís Vaz Martins, disponibilizou-se, entretanto, a trabalhar com o EMGA no sentido de ministrar acções de formação aos jovens soldados em matéria de Direitos Humanos
30 de novembro de 2006
Noite Cultural Ubuntu


Aliu Bari, Músico Guineense
Grupo de Teatro "Os Fidalgos"
26 de novembro de 2006
14 de novembro de 2006
Sara, o rebuçado - Parte I!!
13 de novembro de 2006
E só porque amanhã vou de férias...
ESLOVÉNIA
Dentro das fronteiras da pequena Eslovénia concentra-se uma espantosa diversidade de paisagens, que vão desde o litoral mediterrânico aos picos nevados dos Alpes. Há quem lhe chame “a Europa em miniatura”
Encravada entre a Itália, a Áustria, a Hungria e a croácia, a Eslovénia sempre esteve na rota dos principais conflitos europeus. Foi anexada pelos Habsburgo da Áustria, invadida por Napoleão, assaltada pela Alemanha e finalmente integrada na Federação Jugoslava. Sendo uma das mais ricas repúblicas da antiga Jugoslávia e a única que apresentava uma uniformidade étnica e religiosa, a separação deu-se em Junho de 1991, quando foi declarada unilateralmente a independência, que se realizou com rapidez após curtos combates com as tropas de Belgrado.
O seu território de apenas 20 256 km2 (uma área menor que o Alentejo) divide-se numa incrível variedade de cenários, onde não faltam extensos campos de vinhas, bosques de bétulas, planaltos perfurados por um complexo sistema de grutas, lagos de origem glaciar e mesmo uma pequena costa com uma curiosa atmosfera mediterrânica.
Metade do país encontra-se coberto por florestas, sendo essa característica mais evidente nas províncias do Sul – Bela Krajina, Notranjska e Dolenjska. Aí, as estradas são meras faixas estreitas num mar verde e denso que até as próprias aldeias parece engolir. Pouco povoada e remota, esta região, sobretudo na área de Kocevje, abriga algumas espécies de mamíferos selvagens, tão raros como linces, chacais e algumas centenas de ursos. Foram também estes terrenos acidentados que serviram de refúgio e quartel-general aos Partisans, o movimento de resistência da Segunda Guerra Mundial.
O Norte é desenhado pelos elevados cumes dos Alpes Julianos, baptizados pelo próprio César. Na cordilheira destaca-se o Monte Triglav, o pico mais alto do país (2864 metros), cuja silhueta tem a honra de constar na bandeira nacional. A seus pés descansa o lago Bohinj, um manso espelho de água rodeado de bosques e cumes nevados e palco de actividades desportivas durante todo o ano. E perto dali fica Kranjska Gora, a maior estância de esqui da Eslovénia.
O litoral não ultrapassa os 47 km de extensão. Apesar da transparência das águas, as praias não são fantásticas, ao contrário de cidades como Koper, Izola e Piran, pequenas jóias de arquitectura gótica veneziana sobre o Adriático.A grande figura literária da nação é France Preseren (1800-1849), ainda hoje o mais amado dos poetas eslovenos. Destaca-se igualmente a Filarmónica Eslovena, uma das mais antigas do mundo, que teve Brahms, Haydn e Beethoven como membros honorários e Gustav Mahler como maestro residente.
A cozinha eslovena também é grandemente influenciada pelos países vizinhos. Junto à costa, além de excelente peixe grelhado e mariscos, servem-se pratos italianos como pizzas, massas e risottos. A Norte é a culinária da Áustria e da Hungria que predomina, com os menus a apresentarem os típicos wiener schnitzel (costeleta panada) e goulash. As especialidades genuinamente eslovenas encontram-se sobretudo na zona dos Alpes Julianos e consistem em misturas de cereais com produtos lácteos, como zganci, milho moído com toucinho e iogurte. Entre as sobremesas destacam-se as palacinke, panquecas recheadas de compota, nozes ou chocolate, e o potica, um bolo de nozes que é uma instituição nacional.
Liubliana, a capital
Tal como o resto do país, a capital concentra num espaço reduzido o melhor de várias cidades europeias. Tem pequenos cafés de charme parisiense, quase tantas bicicletas como Amesterdão, os edifícios barrocos e o ambiente artístico de Praga. Tudo isto sem multidões de turistas e em distâncias que facilmente são percorridas a pé, permitindo a visita aos lugares mais emblemáticos num só dia, com tempo ainda para desfrutar dos inúmeros bares e restaurantes com esplanadas voltadas para as margens do rio Liublianica. Aos pés do Castelo aninha-se a parte antiga, um dédalo encantador de ruas medievais, ladeadas por edifícios Arte Nova onde se encontram a Catedral de S. Nicolau, a Fonte Robba e a bela Ponte do Dragão
A visitar
No Noroeste , o Parque Nacional de Triglav engloba as mais bonitas paisagens montanhosas do país, incluindo os lagos Bohinj e Bled. Não muito longe, fica Soca, nome de um vale e do rio azul-glaciar que o atravessa, um lugar sereno apesar de ter sido palco de uma das mais terríveis batalhas da Segunda Guerra Mundial.Também a Norte, Logarska Dolina é um extenso vale rodeado de cumes nevados e uma área excelente para explorar a pé. Por sua vez, na costa do Adriático, é obrigatório visitar Piran, uma das mais bem preservadas do Adriático, com um autêntico ambiente mediterrânico. Por último, as Grutas Skocjan, Património Mundial desde 1986, são as mais impressionantes do país

8 de novembro de 2006
Kizomba no Kabaró!!!

É verdade!
A minha amiga Carla já começou a concretizar o seu sonho de abrir uma escola de dança na Guiné-Bissau.
Kizomba, salsa, samba e quem sabe num futuro breve, o meu tão desejado Tango!!!
Impressionante a quantidade de aderentes e sobretudo incrivel o à vontade com que os seus pupilos estão na pista de dança!
Sim! Porque sair à noite em Bissau para quem não sabe dançar é uma enorme seca: só se ouve kizomba, funaná, atarrachinhas e afins...Q saudades de um rock, pop, até mesmo das espanholadas e brasileiradas que costumava ouvir na Foz do Arelho quando iamos ao Solar da Paz, Sítio da Várzia e à GreenHill!!!
Sim está a ter uma saída brutal entre os estrangeiros, que podem contar com dois excelentes professores que amam a dança e percebem mesmo daquilo! Sensualidade, ritmo, diversão, desporto, passatempo, anti-stress...Tudo no mesmo pacote!
Quis partilhar convosco as minhas aulas de dança!!!
28 de outubro de 2006
E já lá vai uma ano...

Quem diria que esta aventura na blogosfera completaria um ano de vida? É bem certo que o Planeta teve dias de crise, mas também temos que ver as coisas como elas são. Se vocês soubessem como as nossas vidas foram agitadas neste ultimo ano, entenderiam que o tempo não estica e que com muito esforço e dedicação fomos mantendo o Planeta (nos limites mínimos aceitáveis) de forma a que não fosse este também banido do sistema solar!!!! E reparem como somos mulheres ocupadas. O blog nasce em Outubro e logo em Novembro as nossas vidas começam a sofrer alterações, a Liliana e o Rui vão viver juntos! Já temos uma ceia de Natal para tratar!!! O ano passa... e Cláudia comunica que vai casar em Março. Pânico!!! Muito apertado para tratar das coisas. Cláudia decide casar a 25 de Maio. Catarina visita-nos, e claro desfrutar o tempo ao máximo. Liliana e Rui decidem casar também e a malta começa a entrar em parafuso. Sim, se a Cláudia quis uma cerimonia discreta, Liliana por sua vez, pensa em todos os pormenores para que a festa seja inesquecível. Enfim, meses de loucura entre convites que tardavam a chegar e um vestido que praticamente saiu a ferros!!! Enquanto isso Patricia continua a tentar encontrar a sua carreira profissional, com alguns falhanços, mas tu chegas lá! Rosa vai de férias para o México, talvez as piores?!?!? Catarina regressa a Portugal de férias e claro está para a boda! E o Planeta está ao rubro, ele é o Verão que não dá tréguas com um calor infernal e Liliana a tentar decidir onde será a lua-de-mel... Meu deus!!! E pronto, já em vésperas da boda, decidem-se pela Tunísia, aconselhada aqui pela Rosa a famosa!
Patricia continua a fazer as suas “escapadelas” de fim-de-semana para o Alentejo com o seu mais que tudo e com a sua princesinha Beatriz. Cláudia assume em todo o seu esplendor o papel de mulher casada, e aqui para nós que ninguém nos ouve... até lhe fia bem!!! Catarina volta para a Guiné, Liliana e Rui vão de lua-de-mel e Rosa vai outra vez de férias para Cabo Verde! E assim se passou uma ano... não é fácil!!!!
Parabéns para nós!!!
Vive-se um momento de grande consternação, mas a mim ninguém me tira da cabeça que isto só tem um motivo!! A despromoção de Plutão como planeta do sistema solar.... A Cláudia está solidária com ele!!! Nós também....mas vamos coninuar!!
Vamos mas é voltar á festa... E venha de lá esse bolo...e sempre quero ver quem é que apaga a vela!!

21 de outubro de 2006
Para situações embaraçosas... nada como um bom "desbloqueador de conversa"!!!!
E quando falo em situações embaraçosas, falo apenas nas engraçadas, naquelas em que os nossos amigos "partem o côco a rir" enquanto nós ficamos com cara de parvos num apelo deseperado estilo "tirem-me daqui"!!!
Mas em relação a desbloqueadoeres de conversa, isso sim, tenho um repertório de fazer inveja!
Agora vou partilhar convocês os chavões que mais uso...
Um colega de trabalho passa por vocês no corredor e diz:
-Olá!
Resposta na ponta da lingua:
-Olá Olá, outravez nas compras? Foi só uma saia... Espero que tenha bolsos, para esconder essas mãos. Sabe é de lavar a loiça.

(lengalenga de um anúncio televisivo muito antigo a detergente de lavar a loiça- Super Pop Limão claro está!)
Ou então...
Um colega pergunta:
-Então tudo bem?
Resposta na ponta da lingua:
Opção nº1
-Vamos andando, uns dias melhor outros dias pior, conforme Deus quer...
Opção nº2:
-Tudo bem... não fosse a "pontada" que tenho nas costas e que me arrepanha a perna e o braço, está tudo bem.

(lengalenda muito usada por idosos frequentadores assíduos do posto médico da "caixa")
11 de outubro de 2006
Embaraçante by Rucalilas!!!
8 de outubro de 2006
A cena mais embaraçante da minha vida...
Catarina, lembraste?! Aqui vai...
O Abílio era um prof. da faculdade que tinha uma especial admiração por mim. Andava sempre a ser simpático comigo e um dia, tendo publicado um livro, convidou-me para a festa do lançamento do respectivo.
Obviamente recusei, delicadamente, até porque o Namorido andava com uma ciumeira descomunal....
Estava o grupo dos calinas (eu, Rui, Catarina, Tânia e Augusta) a passear na feira do livro em Lisboa quando nos deparamos com a banca da editora que tinha publicado o livro do Bibi (petit-nom que nós lhe demos). A Catarina indaga-me:
- Liliana, chegaste a ler o livro do Bibi? É bom? Vale a pena comprar?
- Dahhhh!!! Óh Catarina, nem dado!!! Não vale um cú...É uma grande merda...
(Catarina a empalidecer, a ficar com um ar embasbacado, quase em êxtase...)
- Olá Liliana! Está boa? - O professor Abílio mesmo por detrás de mim...
- Olá professor!!! Estou bem, obrigada!!! Passar bem...
Todas a sair de fininho. O resto do grupo a esvair-se em gargalhadas... A je com o seu ar de calma, descontração e muita estupidez natural...
Que dizem?
22 de setembro de 2006
Aos Eternos Enamorados

4 de agosto de 2006
3 de agosto de 2006
31 de julho de 2006
Encantamento
essa palavra
é sempre diferente.
montanha,
precipício,
brilho.
essa palavra pode ser um olhar.
a voz.
um olhar.
essa palavra pode ser o espaço de silêncio onde
não se disse uma palavra.
brilho,
montanha.
essa palavra pode ser uma palavra,
qualquer palavra.
há uma palavra mágica que se diz.
há um momento.
depois dessa palavra,
só depois dessa palavra,
pode começar o amor.
Poema de, José luis Peixoto
em
A Casa, a Escuridão
24 de junho de 2006
Sempre Para Sempre

Há amor amigo
Amor rebelde
Amor antigo
Amor de pele
Há amor tão longe
Amor distante
Amor de olhos
Amor de amante
Há amor de inverno
Amor de verão
Amor que rouba
Como um ladrão
Há amor passageiro
Amor não amado
Amor que aparece
Amor descartado
Há amor despido
Amor ausente
Amor de corpo
E sangue bem quente
Há amor adulto
Amor pensado
Amor sem insulto
Mas nunca tocado
Há amor secreto
De cheiro intenso
Amor tão próximo
Amor de incenso
Há amor que mata
Amor que mente
Amor que nada mas nada
Te faz contente me faz contente
Há amor tão fraco
Amor não assumido
Amor de quarto
Que faz sentido
Há amor eterno
Sem nunca talvez
Amor tão certo
Que acaba de vez
In: Álbum Donna Maria “Tudo é para sempre” letra de Miguel A. Majer
19 de junho de 2006
31 de maio de 2006
19 de maio de 2006
SÓ PARA AVISAR...
13 de abril de 2006
10 de abril de 2006
NÃO VOS VOU MENTIR...

6 de abril de 2006
O dia 1 de Abril já se foi!!!
2. Mentimos para não magoar o próximo...Tão altruístas q somos!!!
3. Mentimos para não desiludirmos os mais queridos...
4. Mentimos para reduzir a nossa dissonância cognitiva!! (Tinha de ser: ainda me corre no sangue a psicologia)
5. Mentimos para sermos quem nunca poderemos ser!
6. Mentimos para colorir a nossa vida...Também serve!
7. Mentimos para podermos continuar a mentir...
8. Mentimos porque já não destinguimos a verdade da mentira (SOCORROOOO!)
9. Mentimos porque a verdade existe!!!
Hmm...Mas a regra nº1 para q uma mentira seja vista como uma verdade, o TANGOSO tem realmente de acreditar nela!!! (sim...sou do signo Peixe...).
5 de abril de 2006
Acho sempre um bocado relativas estas perguntas, porque se formos ver não são só eles que mentem, nós mulheres também o fazemos, embora é certo com menos frequência (pronto, agora tive que puxar a brasa á minha sardinha, não fosse eu mulher :))
Para falar sobre este tema resolvi inquirir alguns seres do sexo oposto e segundo eles a mentira pode ser usada para:
- Se safarem de uma situação qualquer
- Porque há pequenas coisas que para eles são simples e sobre as quais nós fazemos uma tempestade num copo de água
- Para não nos magoarem. São uns queridos não são? No fundo, no fundo só nos mentem porque se preocupam connosco. Bah!!!
- Porque acham que não aguentamos ouvir certas coisas e para nos pouparem mentem-nos (parece que ainda continuam a achar que somos o sexo fraco!)
Porquê os homens mentem???

Ora ai está uma boa pergunta!!! Porquê? Grande parte da responsabilidade é da falta de coragem, outra grande culpada é a falta de sinceridade.
Parece que esta sim é a nova epidemia do sec. XXI.
Porque será que as pessoas continuam a não conseguir falar abertamente de todos os assuntos, sejam eles SEXO, INFIDELIDADE, IMPOTÊNCIA, MEDO...
Bolas... será que as pessoas ainda não perceberam que a sociedade não precisa de Super-Herois! A sociedade precisa de pessoas conscientes e responsáveis.
E só quando as pessoas conseguirem ser honestas com elas próprias, conseguiram com que as pessoas que o rodeiam também o sejam!!!
Para de mentir para ti mesmo, não é a enganares-te a ti mesmo que vais conseguir convencer os outros de que és mesmo assim. Todos temos os nossos medos e fraquezas, mas também quem as não tem???? No dia em que os homens assumirem com responsabilidade as suas infidelidade, a sua impotência, os assuntos considerados TABUS deixaram de o ser!
Conclusão: Porquê mentir? Achas mal se achas que ninguém te vai compreender.
20 de março de 2006
15 de março de 2006
The wedding day
- convites já a serem feitos
- decoração das mesas decidida
- temática do casamento aprovada
- averbamento do contrato com a quinta e dinheiro do sinal pago
- conversa com o padre e marcação da data para:

3 de Setembro de 2006 na Igreja Matriz
9 de março de 2006
Job done









