10 de janeiro de 2006

A Barreira Invisivel


The Thin Red Line não é de certeza o meu filme de eleição, mas é de certeza o q me é mais especial!
Foi o 1º filme a q assisti no cinema assim q cheguei a Lisboa em 1998 saída da Guerra de Bissau...
É um filme q acontece na II Guerra Mundial, Americanos contra Japoneses...Sobre guerra, sem ser de guerra...Não tem uma história, expõe pensamentos e sensações apenas...Olhares e decisões. Mostra o q resta no ser e no espaço depois de uma guerra cujo propósito no final de contas ninguém defende. Não é um filme tipicamente americano, acreditem! Tem uma beleza e um sentido de humanidade cristalino...E toda a natureza onde decorre o filme permite-nos sem palavras "desenteder" a alma dos q promovem as guerras!

20 comentários:

... disse...

Tb vou ver este filme. Só porque tu recomendas!

chOURIÇO disse...

O filme é giro, mas não é nada disso que dizes.

É sobre uma sociedade subterrânes em que vivem pessoas como toupeiras e depois há uma cobra grande - anaconda - que os maus metem pelos buracos e fazem sair as pessoas. Estão do outro lado à espera com metralhadoras e matam quase toda a gente. E tem um final feliz.

Anónimo disse...

Filmes de guerra que não são sobre a guerra... temos mais, quem não se recorda do Apocalypse Now ou então do Full Metal Jacket ou mesmo o Soldado Ryan.

Tudo excelentes filmes de não guerra sobre a loucura, a amizade, a desilusão, o amor, o ódio, afinal tudo aquilo que para bem ou para o mal define a (des)humaninade humana.

Patricia disse...

Filosófico COM CERTEZA!
Este filme em particular não conheço, mas irei colmatar essa falha Catarina!!

Rosa disse...

Do chouriço ao FDC venha o diabo e escolha!

Catarina disse...

Oh chouriçoooo desanda daqui!!! Grandes conspirações sobre o "meu" filme!!!
Tudo menos o soldado ryan PLEASEEEEE!

Catarina disse...

O q me parece é q este filme consegue mais do q os outros por causa da fotografia (imagem)...Minha opinião...modesta!

Schwarz disse...

Grande escolha! Como sabes está no meu top 5! Grande fotografia, grande banda sonóra e grandes interpretações! Já agora recomendo os filmes anteriores de Terence Mallick e estou curioso com o q vai agora estrear! Beijinhos maninha!

Catarina disse...

Ivan!Ao menos neste estamos de acordo heim?! Ando a ver uns filmes chineses, será q já viste?! Qualquer coisa como "BichunMoo" e "2046"!!

Anónimo disse...

Perdoem/me mudar de assunto. Catarina, tenho uma amiga minha de guimaraes a dar aulas em bissau no Liceu Nacional Kwame N'Krumah. sabes onde eh_ FA

Catarina disse...

Sei! Como se chama? Provavelmente até a posso conhecer!

Anónimo disse...

filmes chineses... esses sim são grandes historias de amor. In the mood for love (acho que e assim que se chama foi antes do 2046) o tigre e o dragão, e tens também os filmes coreanos... excelente filmografia que nos chega do oriente.

e não podemos esquecer o classico: o imperio dos sentidos

Catarina disse...

aaah! Estou a ver a onda...E q mais??

... disse...

Vou ver a Miss Saigon com o maridão! Roam-se de inveja!!!

Anónimo disse...

tens o do puto que vivia com os pais e sonhava com a avó morta, não me lembro do nome. Tens o Outono, Inverno, Verão e Primavera (ou algo assim mas noutra ordem), o Ferro 3... Ó Chouriço ajuda aí!

Catarina disse...

Olha q esses títulos ajudam imenso!!! Sobretudo aqui nas Áfricas! hehe! Vá Títulos de jeito!! Liliana depois conta se gostaram!

Anónimo disse...

Catarina, ela chama-se maria teresa cardoso. eh mt simpatica e fixe. magra e normal de altura.cabelos pretos
FA

Anónimo disse...

e eh branca... FA

Catarina disse...

Conheço!! Aparentemente muito mansinha, certo?! Vive com os restantes professores da cooperação portuguesa que vieram dar aulas de português e de matemática! O mundo é pequenito!! Tinha de existir "obviamente" alguma "connection"!! :))

Anónimo disse...

Não acredito! O mundo é um verdadeiro ovo de codorniz! ela é muito caladinha mas depois liberta o seu espírito de humor :) é muito fixe.se tiveres com ela da-lhe um beijinho meu... ela eh de guimaraes... diz-lhe k era a fatima dos animadores. ela vai logo saber kem eh :P espero eu... hihihihi FA