17 de abril de 2007


Londres não é uma cidade qualquer. Reconheço-lhe as ruas movimentadas, a relva dos jardins, a azáfama no "tube" cada vez que volto. São-me familiares as pessoas, a atitude tolerante, despreocupada e pouco mesquinha. Os londrinos simplesmente "don't care". Não se importam com os outros, com as vidas alheias, com as escolhas de cada um.


Há qualquer coisa de anti-latino que me fascina nos rostos angulosos, nos olhos clarinhos, límpidos a contrastar com as águas turvas do Thames. Encanta-me o luxo do Harrods, o preciosismo do five o'clock tea, o kitsh da moda, o boémio do Soho, a etnicidade nos corredores e corredores do metro, a sensação vertiginosa dos autocarros de dois andares, o civismo no trânsito, a ideia de que os esquilos se assemelham a pombos e são uma praga.


Por outro lado, o lado caracolesco dos londrinos que põe a cabeça de fora a cada raio de sol assemelha-se, em parte, ao lado infantil dos portugueses que mal chegam à Serra da Estrela tentam fazer um boneco de neve com o primeiro pedacinho que encontram na berma das estradas, mesmo que já pouco branco à laia da poluição de (muitos) tubos de escape.


A noção de tempo é absolutamente perversa em Londres. Saídos do trabalho às 17 horas, os londrinos obrigam-se a uma socialização curiosa. Rumam até ao pub mais próximo e confraternizam animadamente ao som de uma "pint". À noite, a partir das 23 horas, é tempo de "last orders". A minha teoria é que as inglesas são tão elegantes porque se empaturram de alcóol antes da hora de jantar, o que lhes confere um certo fastio. Mas isto, provavelmente, é a inveja a falar...


Regresso sempre a Portugal com a ideia de que em breve vou voltar. Se não tivesse esta alma sedentária, este espírito anti-nómada, talvez ficasse por lá.

5 comentários:

rps disse...

É das poucas cidades estrangeiras onde acho que viveria, se fosse preciso...

Catarina disse...

Liliana estou ctgo!

Nunca percebi bem porquê, mas acho q me iria dar muito bem por lá tb!

Eu q não sou grande adepta das Europas...

Jinhos

Estou sem net!

Rosa disse...

Pois eu sempre acho que facilmente me adaptaria a qualquer uma das cidades por onde já tive o privilégio de passar!!!
E ainda não fui a LONDON!!!!

Schwarz disse...

pois eu não seria capaz de viver lá e acho que seria atropleado em 3 tempos!

Maria Ostra disse...

Que saudades, caneco! :/